48h

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Saiba como fazer a cirurgia de redução de estômago de graça


De acordo com sua condição de saúde, o SUS pode fazer a cirurgia de redução de estômago gratuitamente
O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza gratuitamente a cirurgia de redução de estômago (bariátrica) em pacientes que estão dentro de um perfil específico.
É preciso ter no mínimo 16 anos além de ser diagnosticado com obesidade mórbida. E a restrição tem um motivo: este perfil de paciente corre um alto risco de ter doenças graves e, por isso, recebe prioridade.
Como fazer a operação gratuita


Vá ao médico do seu plano de saúde  ou a um especialista da rede pública e conte sobre sua situação. Somente os médicos podem enviar o pedido desta cirurgia ao SUS e apenas quando você se encaixa nas regras da cirurgia bariátrica. Se tudo certo, o especialista fará o pedido e você entrará em uma fila de espera para ser encaminhado a um hospital público.
É importante saber que a redução de estômago só será feita no sistema público de saúde quando for a última opção do paciente. Antes, ele terá que passar primeiro por um tratamento médico para emagrecer e irá para a cirurgia se esse acompanhamento não der certo.
Vale saber que a fila de espera para realizar a redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde pode variar de alguns meses até anos.
Quem tem direito à cirurgia gratuita


De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Dr. Almino Ramos, para estar na classificação de obesidade mórbida e fazer a cirurgia pelo SUS é necessário ter o Índice de Massa Corporal (IMC) igual a 40 ou mais.
Quem tiver IMC entre 35 e 40 pode fazer a operação se provar a necessidade. Ou seja, o paciente deve apresentar outros problemas que surgem por causa do excesso de peso, como diabetes, hipertensão, colesterol alto ou problemas ortopédicos.
O cálculo do IMC é feito assim:
.
O que acontece depois da cirurgia
A redução do estômago faz o paciente comer menos porque o espaço para a comida no estômago fica bem menor. E assim começa a perda peso.
Existem vários tipos de cirurgia bariátrica: algumas retiram parte do estômago, enquanto outras grampeiam o órgão para que só parte dele seja usado.
O SUS também oferece cirurgia plástica pós-operatória para retirar o excesso de pele de quem fez a redução do estômago.
É importante lembrar que a operação não resolve tudo sozinha
Quem vai fazer esse procedimento precisa manter hábitos saudáveis depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela participação esperamos ter tirado algumas dúvidas.