48h

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Estudo avalia deficiências nutricionais após cirurgia bariátrica


A obesidade tem se mostrado um problema grave, que afeta pacientes do mundo inteiro. Estima-se que atualmente existam mais de 300 milhões de obesos em todo o planeta. Além disso, a obesidade está associada a aumento de risco de hipertensão arterial, diabetes mellitus, colesterol elevado, apneia do sono, doença arterial coronária e doença vascular.
A realização de cirurgias para redução gástrica e intestinal (cirurgia bariátrica) tem aumentado como alternativa terapêutica, além de ter se mostrado eficiente na perda de peso em médio e longo prazo e na queda de mortalidade entre os obesos graves.
O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de deficiências nutricionais em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, através da avaliação do estado nutricional antes e um ano após a cirurgia. A análise laboratorial incluiu a dosagem de ferritina, vitamina D, vitamina B12, homocisteína, ácido fólico e hemoglobina.
Os resultados estavam disponíveis para 232 pacientes no pré-operatório e em 149 pacientes nos pós-operatório. No pré-operatório, a deficiência de vitamina D foi observada em 57% dos obesos. A prevalência de anormalidades nutricionais um ano após o bypass gástrico em Y de Roux (cirurgia de Fobi Capella), a mais popular das modalidades cirúrgicas, foi maior em comparação com os níveis pré-operatórios. Após esta cirurgia, a anemia foi detectada em 17%, níveis elevados de homocisteína (apenas mulheres) em 29%, baixos níveis de ferritina em 15%, baixos níveis de vitamina B12 em 11% e baixos níveis de ácido fólico em 12%. A prevalência de deficiência de vitamina D diminuiu, mas não de forma significativa.
Os autores concluíram que a deficiência de vitamina D é muito comum entre pacientes com obesidade mórbida que procuram a cirurgia bariátrica. Como a prevalência da deficiência nutricional persiste ou piora no pós-operatório, exames de rotina e a prescrição de suplementos apropriados, são fundamentais nesta população de indivíduos.
Fonte: Nutrition

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela participação esperamos ter tirado algumas dúvidas.