48h

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

NUTRIÇÃO PÓS BARIÁTRICA

                        COMO FICA A NUTRIÇÃO PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
As mudanças nos hábitos alimentares dos pacientes devem ocorrer antes mesmo do procedimento cirúrgico, para que ele comece a se preparar para as mudanças que são consequências desse procedimento. O paciente deve aprender a comer devagar, em quantidades pequenas e mastigando bem os alimentos. Esse procedimento auxilia no período posterior à cirurgia.

Após a cirurgia bariátrica, o paciente deve saber que a nutrição terá uma grande importância a partir daquele momento, porque a quantidade e o tipo de alimento que poderão ser consumidos serão limitados. Os cuidados são divididos em 5 fases, após o procedimento cirúrgico:

Nutrição após a cirurgia bariátrica.1° fase – Alimentação líquida: É uma fase em que o paciente está se adaptando e o consumo da alimentação líquida tem como objetivo a garantia da adaptação com pequenos volumes. Devido à alimentação, há uma acentuada perda de peso e perda de minerais e vitaminas, que devem ser supridos com complementos nutricionais.
 
2° fase -Evolução da Consistência: Ocorre a introdução de alimentos pastosos como cremes e papinhas ralas e dura aproximadamente duas semanas.

3° fase – Seleção qualitativa e mastigação exaustiva: Nessa fase, é necessário que se dê preferência aos alimentos que irão fornecer mais nutrientes como o ferro, cálcio e vitaminas. Com uma alimentação mais sólida, o paciente deve mastigar os alimentos diversas vezes.

4° fase – Otimização da dieta: A alimentação evolui e chega próximo do que seria satisfatório. Nesse caso, isso ocorre após o 3° mês da cirurgia e praticamente todos os alimentos passam a ser utilizados na alimentação diária. As quantidades de alimentos que são consumidas devem continuar pequenas e o paciente deve saber quais os alimentos que são melhores para sua satisfação e qualidade nutricional.
Frutas que emagrecem.
5° fase – Adaptação final e Independência alimentar: Fase que ocorre a partir do 4° mês. Aqui, é necessário que ocorra acompanhamento sobre a evolução do peso e as perdas nutricionais. O paciente, nesse caso, pode escolher alimentos que possuam diversos valores nutricionais.

Após a cirurgia, os pacientes devem ingerir líquidos constantemente, independente de estar com sede ou não. Deve-se ingerir alimentos que sejam ricos em ferro, com o consumo de açúcar restrito e analisado por um nutricionista.
 
Cirurgia Bariátrica -  Obesidade   -->>  Cirurgia Bariátrica - Nutrição 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela participação esperamos ter tirado algumas dúvidas.