48h

domingo, 7 de julho de 2013

Cirurgia do Diabetes

Cirurgia do Diabetes
O diabetes do tipo 2 envolve um grupo de doenças metabólicas com etiologias diversas, caracterizado por hiperglicemia (aumento da glicose no sangue) que resulta de uma secreção deficiente de insulina pelas células β do pâncreas e aumento da resistência periférica à ação da insulina. O diabetes está associada com  o dano de vários órgãos, principalmente olhos, rins, coração e artérias.
O DM representa a epidemia não infecciosa mais importante da atualidade, constitui-se em um dos mais sérios problemas de saúde, tanto em termos de número de pessoas afetadas, incapacitações, mortalidade precoce, como dos custos envolvidos no seu controle e no tratamento de suas complicações. Ainda pior é o fato dos pacientes serem atingidos na faixa etária adulta, a idade mais produtiva de suas vidas.
Com a disseminação da cirurgia bariátrica observou-se que pacientes diabéticos, logo após a cirurgia, apresentavam melhora importante e resolução da hiperglicemia (aumento da glicose no sangue).
Para explicar a melhora do DM2 após a cirurgia bariátrica as duas primeiras hipóteses aventadas foram de que a redução da glicemia estaria relacionada a perda de peso e a dieta restrita dos pacientes após a cirurgia. Este raciocínio logo caiu em descrédito com os trabalhos de Rubino e Scopinaro demonstrando que a melhora do diabetes costuma ocorrer logo na primeira semana após a cirurgia.

Este dado sugere que a alteração anatômica e funcional (desvio intestinal) provocadas pela cirurgia são os fatores que mais contribuem para a melhora e na maior parte dos casos, normalização da glicose sanguínea.
O italiano Rubino é o principal pesquisador sobre as cirurgias do diabetes e propôs uma cirurgia onde é realizado um desvio intestinal.
Gastrobeso
Cirurgia de Rubino.
Existem poucos estudos sobre a cirurgia de Rubino, porém com bons resultados.

As cirurgias com melhora do diabetes em pacientes com IMC acima de 35 kg/m2 (obesos) são as cirurgias disabsortivas (Scopinaro e Duodenal Switch) e o Bypass Gástrico (Capella) (link cirurgia da obesidade)
O grande ponto de estudo hoje é achar a cirurgia ideal em pacientes com IMC abaixo de 35 kg/m2.
A cirurgia do diabetes ou metabólica é um procedimento novo que pode ser utilizado em casos selecionados. Apresenta sucesso de 80 a 95% e depende destes fatores:

-peso, altura, IMC
-tempo de diabetes (geralmente menor de 10 anos)
-Diabetes tipo II
-uso de medicamentos para diabetes e por quanto tempo ?
-dosagem do Peptideo C (tem que ser >1)
- anticorpos anti ilhotas e anti GAD negativos

Conforme cada caso é optado por um tipo de cirurgia. A cirurgia é realizada por video e baseada em 2 princípios o desvio do alimento da parte inicial do intestino e a chegada mais rápida a porção final do intestino.
Já podemos dizer que a afirmação da VEJA “Cura do Diabetes – A esperança está numa cirurgia” é verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela participação esperamos ter tirado algumas dúvidas.