48h

terça-feira, 9 de abril de 2013

ANESTESIA CIRURGIA BARIÁTRICA


• Consulta pré-anestésica
Realizada uma semana antes da cirurgia, a consulta pré-anestésica serve para o médico conhecer o paciente e rever seus exames e a avaliação clínica já feita, com a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante o ato operatório.  Esse procedimento possibilita ao especialista conhecer eventual histórico de cirurgias, alergias e reações à aplicação de anestesias. Além disso, permite ao paciente conhecer o médico que vai anestesiá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas.

• Fases da anestesia
1. Indução anestésica 
Nessa etapa, o paciente recebe os primeiros medicamentos para o início da cirurgia. Já dentro do Centro Cirúrgico, o médico punciona uma veia do braço do paciente por onde são ligados todos os aparelhos que irão controlar os parâmetros vitais (pulsação, pressão arterial, respiração, concentração de oxigênio e gás carbônico no sangue etc.). É administrado oxigênio sob máscara, e na veia puncionada são aplicados medicamentos para o paciente dormir. Em seguida, é feita a entubação orotraqueal, que consiste na introdução de um tubo plástico na traqueia do paciente, o qual será conectado ao aparelho de anestesia. É por esse tubo que ele respira e recebe os gases anestésicos durante a cirurgia.
2. Fase transoperatória 
O paciente recebe um fluxo constante de gás anestésico e oxigênio ou ar. A quantidade de gás recebida pelo paciente é determinada pelo anestesista e mantida em níveis constantes pelo aparelho de anestesia chamado “carrinho de anestesia”.  O anestesista acompanha sinais vitais, a dosagem adequada de anestesia para a cirurgia e também o nível de hidratação do paciente. Também são administradas quantidades de soro adequadas para manter estável a pressão arterial e o perfeito funcionamento dos rins. Por essa razão, muitos pacientes costumam urinar bastante no pós-operatório.
3. Recuperação pós-anestésica
É a fase de despertar do paciente após a cirurgia. A inalação de gases anestésicos é suspensa e inicia-se a fase de recuperação.  A recuperação pode ocorrer na Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O anestesista e o cirurgião decidem qual é o local mais adequado para cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela participação esperamos ter tirado algumas dúvidas.