48h

terça-feira, 9 de abril de 2013

cirurgia bariátrica por videolaparoscopia


• Menos tempo de cirurgia – a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia dura, em média, pouco tempo, algo entre 40 minutos e 1 hora e 30 minutos.
• Menos invasiva – o cirurgião realiza de quatro a sete pequenas incisões de 0,5 a 1,2 centímetros.  É necessário insuflar a cavidade abdominal com gás carbônico, a fim de criar espaço suficiente para que o cirurgião possa trabalhar com o auxílio de uma videocâmera, cânulas, sonda, bisturi elétrico, grampeadores especiais e outros instrumentos de acesso.
• Menos tempo de recuperação – no pós-operatório, os benefícios são maiores: dor mínima por um dia ou quase inexistente (medida principalmente pela quantidade de analgésicos consumida pelo paciente), alta hospitalar precoce (36 horas) e retorno mais rápido às atividades laborais (7 a 10 dias). Na cirurgia aberta, o paciente fica ao menos três dias internado e leva de 30 a 50 dias para voltar à rotina normal.
• Menos riscos – a videolaparoscopia ainda oferece menos risco de infecções. Após o primeiro ano de cirurgia, a incidência de hérnia nos minicortes ocorre em apenas 2% a 3% dos pacientes. Na cirurgia aberta, cerca de 30% dos submetidos a essa operação desenvolvem hérnia no corte (incisional).

ITENS
VIDEOLAPAROSCÓPICA
CIRURGIA ABERTA
Custo médio (R$)
15 mil a 25 mil
10 mil a 15 mil
Duração da cirurgia
40 min a 1h30min
2 a 3 horas
Tempo de internação
36 horas
3 dias
Retorno à rotina normal
10 dias
30 a 60 dias
Número e tamanho da incisão
4 a 7 mini-incisões de 0,5 a 1,2 cm cada uma
1 incisão de 10 a 20 cm
Incidência de hérnia no local da incisão em 1 ano
3%
30%
Cirurgias realizadas em 2010 no Brasil
21 mil
39 mil
Dor pós-operatória
Leve
Moderada a intensa
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

5 comentários:

  1. Olá, qual é o primeiro passo a se fazer para fazer a cirurgia?
    Tenho 21 anos e peso 119kg.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. SE VOCÊ TEM O IMC ACIMA OU IGUAL A 40 OU MAIOR QUE 35 ASSOCIADO A COMORBIDADES, COMO: HIPERTENSÃO, DIABETES, DISLIPIDEMIA, APNÉIA DO SONO, PROBLEMAS ORTOPÉDICOS E OUTROS VOCÊ PODE PROCURAR UM MÉDICO PARA FAZER UMA CONSULTA , E ELE VAI AVALIAR SEU CASO.


      MAIS A MAIOR AVALIAÇÃO VAI SER A SUA ,CONVERSE CO SUA FAMILIA ESPONHA AS POSSIBILIDADES , MAIS VAI AI UMA DICA. PESQUISE BASTANTE ANTES ATÉ DE EXPOR A SUA VONTADE, POIS VOCÊ VAI TER QUE EXPLICAR MUITAS COISAS ANTES DE TER UM APOIO POSITIVO (VAI SE PREPARANDO PARA O NEGATIVO), ASSIM VAI CONSEGUIR UM CONSENTIMENTO MAIOR DE TODOS .



      TODO GORDO QUER QUEIRA QUER NÃO SABE MUITO BEM COMO SE EMAGRECE MAIS OS MAL HÁBITOS TORNAM QUASE IMPOSSÍVEL ,VEJA BEM A CIRURGIA NÃO VAI RESOLVER A SUA VIDA SOZINHA ELA VAI SER UMA FERRAMENTA PARA SEU SUCESSO , TUDO VAI DEPENDER DO SEU ESFORÇO E VONTADE DE MUDAR "E COMO VAI MUDAR".


      PORTANTO PENSE PESQUISE E VEJA SE É MESMO ESSE CAMINHO QUE QUER SEGUIR SUA SAÚDE ESTÁ EM JOGO , MAIS FIQUE CIENTE QUE NÃO É MÁGICA O MÉRITO VAI SER TODO SEU .

      UM ABRAÇO E "QUEM SABE DE VOCÊ É VOCÊ"

      Excluir
  2. COMO SEI QUE POSSO FAZER ESSA CIRURGIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE VOCÊ TEM O IMC ACIMA OU IGUAL A 40 OU MAIOR QUE 35 ASSOCIADO A COMORBIDADES, COMO: HIPERTENSÃO, DIABETES, DISLIPIDEMIA, APNÉIA DO SONO, PROBLEMAS ORTOPÉDICOS E OUTROS VOCÊ PODE PROCURAR UM MÉDICO PARA FAZER UMA CONSULTA , E ELE VAI AVALIAR SEU CASO.

      Excluir
  3. Muito interessante sua explicação da pra ficar sem duvidas antes da cirurgia,

    ResponderExcluir

obrigado pela participação esperamos ter tirado algumas dúvidas.